top of page
  • Foto do escritorKeep Eco

Dicas para uma lancheira escolar saudável e sustentável

As manhãs agitadas antes de levar os filhos para a escola muitas vezes nos fazem optar por lanches rápidos e embalagens descartáveis. No entanto, com um pouco de planejamento e algumas dicas, é possível criar uma lancheira escolar saudável e sustentável para as crianças. Neste artigo, apresentaremos dicas valiosas para uma lancheira escolar saudável e sustentável, com destaque para uma ótima opção de embrulho: o pano de cera. Nosso objetivo é auxiliar mães que buscam soluções práticas e ecológicas para as refeições dos pequenos, tornando o momento da lancheira mais saudável e consciente.


criança comendo milho

Dica 1: Lancheira Saudável: Nutrição em Primeiro Lugar


Quando se trata de preparar a lancheira, a nutrição é a prioridade. Opte por lanches que sejam ricos em nutrientes essenciais e evite produtos ultraprocessados, que costumam conter altos níveis de açúcar e aditivos alimentares. Frutas frescas da época e castanhas são opções saborosas e saudáveis. Sanduíches integrais com recheios variados, com o que tem na geladeira, são simples de fazer e alegram a criançada. Além disso, você pode incluir legumes cortados em palitos, como cenouras e pepinos, que são fáceis de comer e fornecem vitaminas importantes. Vale até pedaços de batata doce cozida, que é nutritiva e super saborosa.


maçã embrulhada em paninho de cera de girassóis

Dica 2: Planeje com antecedência


O planejamento é a chave para uma lancheira escolar saudável e prática. Uma simples lista de ideias escritas em um papel na geladeira podem ajudar muito a não ocupar espaço mental na hora de preparar o lanche. Não esqueça de incluir esses itens na lista de compras da semana para facilitar o preparo na hora de montar a lancheira.


Dica 3: Deixe pronto para mais dias


Algumas comidinhas são possíveis de serem feitas em maior quantidade e congeladas, como bolinhos, cookies saudáveis, pãezinhos, etc. Você pode ter um estoque desses alimentos no congelador da geladeira e retirar na noite anterior para descongelar até a manhã seguinte. Eles vão estar fresquinhos e muito saborosos na hora do seu filho comer. É aquela você do futuro que vai agradecer aquela você do passado por ter deixado um estoque de lanches prontos com antecedência.


Dica 4: Escolha consciente das embalagens


Quando o assunto é embrulhar os lanches, o pano de Cera é uma escolha prática e sustentável. Feito para durar até dois anos, o pano encerado mantém o frescor dos alimentos por mais tempo, além de ser reutilizável e biodegradável. Ele se molda no tamanho e no formato dos alimentos, não ocupando espaço na lancheira e é o principal substituto para o plástico filme e o papel alumínio, que são produtos descartáveis e muito pouco reciclados no Brasil. Ao chegar em casa da escola, o pano de cera está pronto para outra lancheira, basta lavar na água corrente com esponja.


sanduíche no pano de cera amarelo

Dica 5: Envolva o seu filho no preparo da lancheira escolar


Incluir seu filho no planejamento da lancheira pode ser uma experiência divertida e educativa. Converse com ele sobre a importância de uma alimentação saudável e da sustentabilidade. Deixe-o participar da escolha dos lanches, respeitando suas preferências. Isso também pode ser uma oportunidade de ensiná-lo sobre o cuidado com o meio ambiente e os resíduos que vocês, juntos, deixam de gerar ao usarem embalagens reutilizáveis ao invés dos descartáveis. Ao envolver o seu filho no processo, você ensina seu filho desde cedo sobre a importância da responsabilidade ambiental e o impacto positivo de pequenas ações no dia a dia.


Experimente o pano de cera e seja parte dessa mudança positiva, onde cada lanche se torna uma oportunidade de amor e cuidado pela nossa saúde e pelo nosso planeta. Ah, você encontra os nossos maravilhosos tecidos encerados AQUI.


149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page