top of page

Como guardar abacate e evitar desperdício de alimentos: aprenda com a natureza

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Como os mecanismos da natureza nos ajudam a criar estratégias de preservar melhor a comida na nossa casa. (SPOILER: tem presente no texto)


O abacate é uma fruta deliciosa e saudável, rica em gorduras saudáveis, fibras e nutrientes importantes. No entanto, guardar abacate pode ser um desafio, já que ele tende a amadurecer rapidamente e escurecer a sua superfície se não for armazenado corretamente. Felizmente, podemos aprender com a natureza para descobrir maneiras de guardar abacate e evitar o desperdício de alimentos.


Uma das melhores maneiras de guardar abacate é seguir o exemplo da própria fruta. O abacate possui uma casca dura e grossa que protege a fruta de agentes externos e retarda seu processo de amadurecimento. Ao armazenar abacates em casa, podemos imitar esse mecanismo natural para prolongar a vida útil da fruta.


Já comece do jeito certo


Para ter um abacate que dure mais tempo, comece escolhendo frutas maduras, mas firmes, sem amassados ou áreas moles. Em seguida, coloque os abacates em um local fresco e seco, longe da luz solar direta. Se quiser acelerar o amadurecimento, coloque os abacates em um saco de papel com uma maçã ou uma banana. Essas frutas liberam gás etileno, um hormônio natural que ajuda a amadurecer outras frutas mais rapidamente.


Uma vez que os abacates atinjam a maturidade desejada, você pode armazená-los na geladeira para prolongar a sua vida útil. A baixa temperatura da geladeira ajudará a retardar o processo de amadurecimento e manterá os abacates frescos por mais tempo.


Um pouco de ciência para guardar o abacate do jeito certo


Além de guardar abacate, podemos aprender com a natureza a evitar desperdício de alimentos em geral. Muitas frutas e verduras possuem mecanismos naturais que as protegem do apodrecimento e prolongam o seu tempo na nossa cozinha. Por exemplo, algumas frutas possuem cascas grossas e cerosas que protegem a fruta de agentes externos, enquanto outras contêm compostos químicos naturais que ajudam a combater bactérias e fungos.


Um exemplo é o mamão, que possui uma enzima chamada papaína em sua casca e polpa que ajuda a proteger a fruta do apodrecimento. Já a laranja possui uma camada fina e cerosa em sua casca que ajuda a retardar a perda de umidade e reduzir a entrada de agentes externos. A uva, por sua vez, possui compostos químicos naturais chamados taninos que ajudam a preservar a fruta.


Enfim, a biomimética do Pano de Cera


Criado com inspiração nos mecanismos da natureza, o pano de cera imita a proteção natural que a casca das frutas fornece.



Para guardar a metade do abacate com tecido encerado, proceda da seguinte forma: com o lado da polpa voltado para cima, deposite o pano de cera em cima da fruta e embrulhe o abacate apertando o pano de cera com as mãos. É importante que o pano encerado cubra toda a face da fruta que está cortada. A cera de abelhas estará em contato com o abacate e formará uma camada protetora que ajudará a retardar o processo de oxidação.

Guardar o abacate com o pano de cera dará muitos dias extras de abacate verdinho, sem escurecer, disponível para você se deliciar.


E já que você chegou até aqui, queremos que você dê o primeiro passo para nunca mais deixar um abacate estragar na sua geladeira. Use o cupom KEEPABACATE para comprar a melhor embalagem de abacates já feita, com uma oferta especial. Acesse a loja aqui.



7.668 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page