top of page

Saiba como você pode colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Criados em 2015 em acordo entre 193 países, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nada mais são do que metas para melhorar a vida de todo mundo.

Sabe aquela decisão de acordar cedo para praticar exercícios físicos pensando na melhoria da sua saúde? E a decisão de comprar apenas o que for necessário, priorizando produtos feitos de forma sustentável? E quando você resolve começar uma pequena horta no seu quintal? Ou fazer trabalho voluntário ligado à educação de crianças e adolescentes?

Esses são alguns exemplos de ações que, talvez, você esteja empreendendo e que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente ODSs. Sem saber, você pode estar ajudando a chamada Agenda 2030, um conjunto de 17 objetivos e 169 metas definidos em comum acordo por 193 países, durante Assembleia Geral da Nações Unidas (ONU), realizada em 2015, e que devem ser cumpridos até 2030.

Em outras palavras, a intenção em firmar um amplo acordo entre os países visa o que praticamente todos os habitantes deste Planeta querem: um mundo melhor! Para entender o que cada país – incluindo governos, setor privado, sociedade e cada um de nós – deve fazer para avançarmos rumo à Agenda 2030, primeiro é preciso saber de que trata cada ODS.

Conheça cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1 – Erradicação da Pobreza;

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 – Saúde e Bem-Estar;

4 – Educação e Qualidade;

5 – Igualdade de Gênero;

6 – Água Potável e Saneamento;

7 – Energia Acessível e Limpa;

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico;

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura;

10 – Redução das Desigualdades;

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis;

12 – Consumo e Produção Responsáveis;

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima;

14 – Vida na Água;

15 – Vida Terrestre;

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes;

17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Neste link do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), você pode entender quais são os desafios apontados pelos países em cada ODS, considerando o ano de 2015, e porque eles são importantes para melhorar indicadores em cada área abordada.

A tarefa principal de cada país que assinou o Acordo para a Agenda 2030 é agir para melhorar seus índices em cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. E essa tarefa não é só de governos ou do setor público. É de empresas, de organizações da sociedade civil, é de cada pessoa, é minha, é sua.

Veja mais 6 exemplos de como você pode colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compre local

Sempre que possível consuma produtos de pessoas que vivem perto de você, no seu bairro ou na sua cidade. Isso estimula o crescimento econômico local, evita a emissão de gases de efeito estufa no transporte de produtos e aproxima as pessoas, melhorando nossa relação uns com os outros e com a cidade.

Conheça a realidade das escolas públicas do seu bairro

Conhecer, de perto, o que a escola precisa, quais suas dificuldades e que tipo de apoio é necessário para superar essas dificuldades, é o primeiro passo para ajudar a construir uma educação de qualidade. Sabendo da realidade, fica mais fácil cobrar ações do poder público ou até mesmo ver o que você, de forma direta, pode fazer para colaborar com a mudança.

Apoie a agricultura sustentável

Quem planta com respeito ao solo, à água e ao ar merece ser incentivado a não parar. Como? Tendo seus produtos valorizados. Por isso, sempre que possível, compre de quem respeita os ciclos da natureza na hora de produzir e não envenena nossos recursos naturais.

Evite desperdícios de toda espécie

De alimentos, de água, de energia elétrica, de dinheiro. Consumir com responsabilidade é importante para manter seu equilíbrio financeiro e de recursos naturais. Incentive as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo.

Divulgue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fale para todo mundo que você conhece desse grande esforço para tornar este mundo melhor para todos no presente e no futuro. E você pode começar a fazer isso já. Como? Comece compartilhando estas informações nas suas redes sociais.

Uma última e importante dica: cobre o governo e sociedade local para que se comprometam com a Agenda 2030. E se una a quem também está comprometido com essa agenda, como o Movimento Nacional ODS. Saiba mais aqui.

153 visualizações0 comentário
bottom of page