top of page
  • Foto do escritorKeep Eco

A diferença entre o pano de cera e o plástico filme

Atualizado: 20 de ago. de 2020

Para guardar alimentos, cobrir vasilhas, embalar o lanche da escola ou do trabalho. Por que, afinal, é preferível usar o Keep em vez do plástico filme?


Se você começou a ler este texto sem saber o que é o Keep, permita-nos apresentá-lo. O Keep é uma embalagem feita de tecido 100% algodão e uma mistura com cera de abelhas e outras matérias-primas naturais. Num formato quadrado, em quatro tamanhos, ele serve para embalar alimentos que vão à geladeira, cobrir vasilhas ou o que você desejar. Para simplificar: o Keep substitui perfeitamente o uso do plástico filme na cozinha.


Muito comum em muitas casas, o também chamado filme PVC virou símbolo da praticidade. É usado para cobrir vasilhas sem tampas e que vão à geladeira, envolver frutas e vegetais que vão na bolsa, aquele sanduíche que vai matar a fome do meio da tarde ou simplesmente proteger contra alguma sujeira. Para cumprir todas essas funções, como dissemos acima, o Keep também é adequado. E você pode estar se perguntando: se são produtos usados para o mesmo fim, quais as diferenças entre um e outro?


Bom, a primeira e principal delas é a durabilidade. Um pedaço de plástico filme você só usa uma vez. Após o uso, o material se encolhe e é quase possível reaproveitar o mesmo pedaço. Já o Keep, depois de usado, pode ser higienizado apenas com água e uma esponja macia (prefira bucha vegetal!), colocado para secar e está pronto para cumprir sua função novamente. Se usado segundo as instruções, ele pode durar até um ano.


Outra diferença entre os dois produtos se refere à proteção da nossa saúde. Nesse quesito, o Keep leva vantagem por ser todo feito com ingredientes naturais, não tóxicos.  Já o plástico filme é visto com ressalvas. Isso porque alguns tipos desse produto possuem Bisfenol A, também conhecido como BPA. Pesquisas científicas mostraram que esse componente pode afetar o funcionamento do nosso organismo. Segundo este estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), o BPA pode desregular hormônios tireoidianos, mesmo em dose baixa.  Outros problemas de saúde também estão ligados ao uso desse produto. Não por acaso, o BPA foi proibido na composição de mamadeiras infantis.


Conheça mais vantagens do Keep em relação ao plástico filme


A cera de abelha tem propriedades antibacterianas e é ótima para conservação. Não à toa, ela era usada para embalsamar múmias no Egito. Além disso, a cera de abelha possibilita sobrevida aos alimentos, permitindo que eles durem mais tempo.  Poucos anos anos atrás, três alunos do sertão do Rio Grande do Norte provaram como é possível fazer frutas resistirem mais tempo ao calor da região com o uso de cera de abelha. Confira mais sobre essa história aqui.


Por causa desses benefícios da cera de abelha presente no nosso Keep, ele pode ser usado para envolver, além de frutas e legumes, folhas e hortaliças, que ficarão frescas por um período maior. Essa é uma vantagem do produto em relação ao plástico filme, que não garante a mesma proteção.


Outra importante vantagem do Keep em relação ao plástico filme é o descarte. Para quem se preocupa em reduzir a quantidade de lixo gerada em casa e busca saber onde acabam indo parar seus resíduos, vai gostar de saber que, ao final de sua vida útil, o Keep pode ser compostado. Ou seja, o material vira adubo para suas plantas. A média de decomposição do produto é de três meses. Mas, se você não quiser descartá-lo ainda, seu Keep pode servir para forrar uma gaveta ou como porta-copos para bebidas geladas. Basta cortá-lo do tamanho que desejar e voilá!


Já o plástico filme é vendido como um material reciclável. É verdade. Acontece que dificilmente ele é reciclado e, por isso, acaba indo parar em aterros sanitários (com sorte!) ou no meio ambiente, podendo poluir o solo, cursos d´água e parar no organismo de animais, prejudicando-os.


Após saber de tudo isso, você deve estar se perguntando: mas e o preço dos dois produtos? É parecido? Não. Se considerarmos apenas o custo para seu bolso a curto prazo, o plástico filme é uma boa opção. A longo prazo, por ser um produto que pode ser usado várias vezes, sem contar todos os benefícios citados acima, o Keep é a melhor opção.


Se você ficou interessado em saber mais sobre as vantagens do Keep para você, para o meio ambiente e, ainda, quer aprender sobre diferentes usos do produto, acompanhe nossas postagens no Instagram e Facebook. E para saber mais sobre o uso da cera de abelha na conservação, confira este post sobre o assunto publicado aqui em nosso blog.


243 visualizações0 comentário
bottom of page